terça-feira, 9 de agosto de 2011

Com a palavra... minha filha Natália. Puxão de Orelha!

Carta Aberta

Quer saber qual é a pior coisa pra uma mulher? Quando a tua avó (sim, uma senhora) te pergunta: e então, vais ficar pra titia? Quando a tua mãe pergunta: Por que não arranjas um namorado e desgruda de mim? Tristeza é pouco. O que experimento aqui é indignação. Cadê aquela independência feminina?

Não vivemos no século XIX, onde a vida da mulher só fazia sentindo ao lado de um homem, cuidando do lar e do casamento, quase sempre de fachada. A mulher era a “casa” e o meio de procriação da espécie, passando o sobrenome do homem em diante. Poxa, queimamos sutiãs, buscamos nosso espaço no mercado de trabalho, viramos presidente até aqui num dos países mais machistas do mundo, e mesmo assim o que mais me revolta é que eu não tenho um desses ogros ambulantes que só pensam em bunda e bolas (de futebol, acredito). Um macho.

Minha mãe me acha a mulher mais linda do mundo, pior que ela só o meu pai. A relação do pai com a filha só Freud explica e quem sou eu pra explicar Freud, correto? Mesmo assim, filha única é a única princesa de todas as famílias reais do mundo. Eu sou mais que uma Kate pra ele. E pra minha mãe, sou uma mera mortal, mais uma encalhada que não arranja namorado. “Você só não tem um porque não quer”, diz ela. Eu que não quero? Existem hoje 4 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil. Q-U-A-T-R-O M-I-L-H-Õ-E-S! Sabe o que é isso? Bem, nem eu... mas não muda o fato de que o mercado está mais complicado que antigamente.

Além disso, os homens que existem na nossa faixa etária só pensam no conjunto, ou seja, quanto mais mulher melhor, certo? Errado! Pelo menos pra nós, do gênero feminino, que nascemos e crescemos ouvindo contos de fadas e histórias românticas; que choramos assistindo a novela das seis da Globo e que sempre torcemos para que a mocinha fique com o mocinho em qualquer filme, felizes para sempre. Quem sabe essa independência se realizaria se ao invés de historinhas para dormir ouvíssemos sobre as lutas das mulheres no mundo, dos casamentos desfeitos, dos homens infiéis. Assim, ensinaríamos às pequenas garotinhas que não é necessário um garotinho do seu lado. Ele vai ficar gordo, feio, cheio de manias e cada vez mais distante de ti, companheira. Agradeceríamos por não ter que carregar um fardo e, diferentemente do porquê deferido pela minha mãe, estaria sendo um exemplo. Espalharíamos a corrente: Seja uma encalhada! Pra que viver com um marciano quando podemos viver em Vênus, sozinhas?

Então, vó Lalá, mamãe querida e outras mulheres da minha família que sempre querem saber da minha situação amorosa, prefiro pensar que não preciso de um homem, que eu sei muito bem ser feliz comigo mesma, que a minha felicidade não está baseada num indivíduo do sexo masculino e sim nas minhas conquistas. Prefiro. Porque se eu parar pra pensar no porquê de não ter um companheiro não vou chegar à conclusão nenhuma. E sabe o que é pior pra uma mulher? Pior até mesmo que depilação? Não ter respostas pra perguntas tão simples que até os idiotas do tempo das cavernas, conseguem. Existem 4 milhões de mulheres a mais, são 4 milhões de motivos a mais e 4 milhões a mais de defeitos em mim. E essa soma é muito complicada pra uma simples estudante de jornalismo, encalhada, depressiva, enlouquecida e que possivelmente se perguntará, enquanto segurar uma vela para as amigas: cadê o porra do pai dos meus filhos?

Natália Ribes Porto

10 comentários:

  1. Você é demais!!!
    Adorei a carta aberta, além de ter dado boas gargalhadas às 8h15 da manhã. Beijos pra você, Natália.

    ResponderExcluir
  2. Olha... Nati... que eu agregava às historinhas contadas as mazelas nossas de cada dia além das "delícias" do ser mulher... eheh! Mas... este teu puxãozinho de orelha é beeem pertinente. Bjos, minha Ogra!
    Ass: A mãe!

    ResponderExcluir
  3. Natália, "minha linda Natália"... não vou nem comentar a beleza e o vigor do teu texto: âmbos me são suficientes para saber que aquele papo de proteger a "pequena criatura rochonchuda, arteira e de lindos olhos esverdeados" mais do que correção diante do esperado -adultos devem cuidar, e bem, das crianças - seria a possibilidade de neste momento ler o teu texto... Os adultos são, de verdade, egoístas. Cuidam das crianças para, na verdade, manter a si próprios protegidos da melancolia de um mundo que se reduz. Claro... a explicação sobre a redução do mundo na vida adulta: porque tudo vira, no dever-ser, uma prisão! Dai que o senso "infância protegida" garante que a prisão tenha uma vista para os jardins dos sonhos que um dia nos encantaram. Mas, vez que outra acontece o "milagre" da brotação neste jardim que observamos das janelas de nossas prisões: uma das ex-criaturas protegidas nos dá - como tu fez neste texto - a lembrança de que é possível um mundo para além de nossas grades cotidianas... e nesse brotamento de flor, a vida vai cumprindo um ciclo de beleza inesgotável: nesse "brotamento", pactos são retomados, dúvidas são ponderadas sob novas perspectivas e p a u l a t i n a m e n t e as grades, as paredes, os cadeados que garantem a "segurança" das prisões que viabilizam nossa adultez vão se tornando farelo. Por isso querida - e por todos os supostos 4 bilhões a mais de mulheres que somos - essa instigante busca de nossa "animalidade" pode ser vivida numa outra dimensão: de camaradagem, de cumplicidade, de alegria, de ternura e, por que não: de amor? Eu gosto da ideia pela qual tu foi cobrada. Veja, da ideia, não do objeto da cobrança. Gosto da ideia que a vida é isso mesmo do tecimento com o outro. Claro, para tua avó, como foi para minha mãe, esse outro só cabia na caracterização de "marido". Fomos aprendendo muito que este outro e o que ele pode garantir, possui o designativo de muitas outras condições de relação: amigos, projeto profissional, experiência estética... tantos nomes... tantos brotamentos... mas, em especial, no que tu escreveu, encontrei o homem que eu amo. É, filha direta da geração que "queimou" soutiens, estou ficando muito atenta ao brotamento do amor que, contrário aos arroubos da juventude, chega tarde, bem tarde na vida da gente. O homem que eu amo ficou velho, gordo, barrigudo, doente... e ainda assim, com toda a degradação desse corpo, ele ainda me faz brotar em ternuras, carinho, tesão... me enche de alegria com os territórios de seus conflitos e de alfição com suas conquistas. Mas é ele ali, inteiro meu amor... Mas ele também, esse que amo, é um outro, um outro amor, um outro homem, com outras alegrias "brotamentos" e mulher. Entre estes dois homens há, mais do que qualquer coisa, a mulher que os ama: EU! E esse "brotamento' é fundamental - me parece! - e pode estar no fundamento da força que nos ajuda a passar por este "tipo de cobrança" a que tu foi submetida pelo teu "círculo de mulheres sagradas"... Quando nos damos conta de que o amor é essa ternura inabalável e incondicional, nos redimimos diante de nosso direito e dignidade em ser mulher! E, sobretudo, nos fortalecemos no direito que temos -feito o mar incansável -, de fazer e refazer nossos caminhos de ser feliz. Um beijo e minha ternura, como agradecimento por este momento Nati. :´) Catarina Gewehr

    ResponderExcluir
  4. Natália!!! Adorei. Pelo jeito este blog vai bombar!!!! Sintetizas muito bem o sentimento feminino de encontrar logo o amor, e olha, que eu diria, afeto também a mulheres do século passado, enquanto queimávamos os soutiens!! Penso que o que deixamos para as jovens de hoje, é que o amor virá sim, mais autëntico que o de ontem, posto que já nao importam mais as convencoes de idade, genero e o insustentável "pra sempre'. Valeu, pequena! Prometes!
    Beijos da
    tia Clesis.

    ResponderExcluir
  5. Natalia que linda! não sei se linda como tua mae te diz que és ( eu tb acho qu és), mas linda na emoção que provocas, na beleza e simplicidade de ser!
    Amei
    bjk da Mara

    ResponderExcluir
  6. DÁ-LHE NATI!!!!
    É isso aí guria!!
    Puxa as orelhas dessa mulherada!!!
    E Sandra: esses comentários lembram-me mto "alguém" que conheci a uns 30 anos atrás ...
    Bem diz o velho ditado:" A fruta nunca cai mto longe da árvore"...
    Bjs nas duas.

    Luciana

    ResponderExcluir
  7. Eu não queimei sutiã nenhum em praça pública, acho essa história "uó", e agora tenho que ficar matando um leão por dia, depilada, magra, sorridente, sexualmente ativa, equilibrada, boa mãe, boa esposa, com um bom MBA, salário bom, falando 5 linguas... Eu mato essas feministas de uma figa. mato!

    ResponderExcluir
  8. Olá Natália,

    também passei por aqui pra ler seu "puxão de orelha" nelas/em nós... e me encontro por vezes no lugar de sua mãe e avó cobrando os amores/homens de minhas amigas!! Engraçado isso, pois para que ter um namorado/marido se podemos ter vários? E porque não, não ter nenhum?? Se não temos nenhum, também temos a possibilidade de termos todos.... são muitos os (des)encontros possíveis...

    “sentipenso” que não há pressa para o amor, para os amores, pois vocês vão se encontrar... quem sabe amanhã pelos corredores da UFSC, quem sabe no ônibus, na internet.... vai saber!!

    Para mim ele chegou pela porta... inesperadamente... com seus grandes olhos e lindos cachinhos...

    Beijos guria...
    Poli

    ResponderExcluir
  9. Natalia, foi estranho conciliar minha lembrança da menina com a força da palavra da agora mulher.Se bem que a beleza e doçura infante já dava mostras de inquietudes e olhos desejosos de outras paisagens...Fiquei encantada com a fluência, presa na cadência do seu texto, me reconheci nas cobranças e compartilho do direito de escolher a si mesma, sempre.Parabéns eu fico por aqui,esperando novas provocações... Beijocas
    Monica Grumiche

    ResponderExcluir
  10. Hija de tigra,con rayas sale.El amor lo cambia todo aunque sea por momento.Calla discursos feministas y machistas.espero lo encuentres un día.
    Cariños Eduardo

    ResponderExcluir